Aprovado projeto que obriga agências bancárias a instalar câmeras de segurança

por Talita Pereira Villalba publicado 29/06/2016 08h00, última modificação 12/08/2025 13h48

Na 22ª Sessão Ordinária (27/06) foi aprovado, em regime de urgência, o Projeto de Lei n° 34/2016 que torna obrigatória a instalação de sistema de segurança e monitoramento por câmeras de vídeo em instituições bancárias e financeiras na cidade de Dracena.

De autoria do vereador Rodrigo Parra e subscrito pelo vereador Ailton Lorensetti, o projeto tem o intuito de garantir a segurança da população e determina que câmeras sejam instaladas em pontos estratégicos nas áreas internas e externas dessas instituições como na sala dos terminais de autoatendimento e em áreas onde houver guarda e grande movimentação de pessoas.

As imagens captadas pelo sistema de segurança ficarão arquivadas em local seguro e estarão à disposição das autoridades pelo período mínimo de 90 (noventa) dias, podendo ser descartadas depois disto.

Como justificativa para o projeto, os autores citam questões de segurança e a onda de violência e criminalidade cada vez mais presente na sociedade. O vereador Parra, durante a discussão do projeto, salientou que a medida visa preservar a segurança e a vida das pessoas que precisam usar os serviços bancários. Ainda de acordo com ele, a grande movimentação de dinheiro nesses locais pode atrair casos de assaltos, o que poderá ser inibido ou desvendado com os registros das câmeras.

O texto agora segue para avaliação do Poder Executivo. Após a publicação da lei, os estabelecimentos terão 180 (cento e oitenta) dias para se adequarem sob pena de advertência, multa e até suspensão do alvará de funcionamento.


A reprodução de notícias e fotografias publicadas no site da Câmara Municipal de Dracena está autorizada mediante a citação da Assessoria de Imprensa. A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.