Câmara Municipal de Dracena aprova denominação de área verde em homenagem a Cícero Aparecido Pereira

por Talita Pereira Villalba publicado 08/05/2025 12h30, última modificação 12/08/2025 16h50

O Legislativo dracenense aprovou em primeira discussão, durante a 14ª sessão ordinária, o Projeto de Lei n.º 030/25, de autoria do vereador Juliano Brito Bertolini, que “institui a Semana Municipal da Capoeira no município de Dracena – SP, a ser comemorada anualmente na semana do dia 3 de agosto e reconhece a Capoeira e a Associação Filhos de Abaeté como Patrimônio Cultural Imaterial do Município”. A matéria retorna à pauta para segunda votação.

De acordo com o texto, durante a Semana Municipal da Capoeira poderão ser promovidas ações como “rodas públicas de capoeira”, “oficinas educativas e culturais”, “apresentações artísticas e musicais”, “exposições temáticas”, além de palestras e seminários sobre a história da capoeira e da cultura afro-brasileira. Também estão previstas “ações de valorização e reconhecimento de mestres e praticantes locais”.

O projeto ainda reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Município “a Capoeira e a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Filhos de Abaeté de Dracena”, destacando sua “importância histórica, social e cultural”. O Executivo poderá firmar parcerias com instituições públicas e privadas para viabilizar a realização das atividades previstas, especialmente com a associação citada.

Outro projeto de autoria do Executivo também foi pautado e vai ao encontro da proposta apresentada: trata-se da matéria que “dispõe sobre a autorização de uso precário de bem imóvel público", e que prevê a concessão de uso à Associação Desportiva de Capoeira Filhos de Abaeté por tempo de 10 anos.

Acompanhe a tramitação do PL n.º 30/25 em sapl.dracena.sp.leg.br/materia/23528