Estudantes de escolas públicas e particulares participam de sessão e apresentam propostas para Dracena
Estudantes de escolas públicas e particulares participam de sessão e apresentam propostas para Dracena
Parlamento Jovem 2025 foi realizado na noite de segunda-feira, 24 de novembro, e reuniu 14 alunos do município
A Câmara Municipal de Dracena realizou, na noite de ontem, segunda-feira, 24 de novembro de 2025, a edição do Parlamento Jovem, projeto que possibilita aos estudantes vivenciar, na prática, o trabalho legislativo e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento da cidade. Excepcionalmente nesta data, a sessão ordinária da Câmara foi realizada às 19h, antecedendo a atividade especial iniciada às 20h.
A prefeita Geni Lobo foi convidada para compor a Mesa Diretora durante a abertura. Em seguida, os estudantes assumiram seus lugares no plenário e conduziram todos os trabalhos da sessão, desde a diplomação até a apresentação e votação das proposituras.
“Quais propostas você apresentaria se fosse vereador?” foi a pergunta norteadora da atividade, que levou alunos de diferentes unidades escolares a refletirem sobre problemas e necessidades de seus bairros e da cidade.
Principais propostas apresentadas pelos estudantes
As reivindicações registradas pelos vereadores-estudantes abordaram diferentes áreas de interesse da comunidade, conforme documentos apresentados:
- Inclusão da modalidade esportiva Handebol nas atividades da Secretaria de Esportes (Ana Julia de Souza Lima).
- Revitalização e melhorias nas praças públicas, com luminárias de LED, câmeras, cercas vivas, piso emborrachado e lixeiras, por meio do “Projeto Praças Vivas” (Bernardo José Chaves).
- Melhoria na limpeza pública, com atenção à coleta e ao descarte adequado de resíduos no Jardim Kennedy (Ezequiel Giroti de Souza).
- Criação de uma sala de Cultura Maker (Fernando Moya Granelli).
- Instalação de pistas de caminhada e bebedouro no Bosque do Jardim Brasilândia (João Pedro dos Santos Silva).
- Recuperação, substituição e instalação de placas de identificação de vias no Jardim Brasilândia (Maria Alice Pereira da Silva.).
- Instalação de semáforo no cruzamento da Rua Bahia com Rua Florianópolis, no bairro Metrópole (Maria Clara Jacon Ribeiro).
- Notificação de proprietários de terrenos para limpeza no Jardim das Palmeiras (Otávio Caldeira Vera).
- Revitalização de quadra esportiva pública, com melhorias estruturais e criação de área verde (Rickelme Miguel Borges Rosseti).
- Criação de lombadas elevadas nas ruas próximas à EMEFI Guilherme Tammerik (Sofia Gabrielly Ribeiro Santana).
- Implantação de aulas de Herbologia nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (Sofia Maruchi da Silva).
- Construção de um Hospital Veterinário Público para atendimento de animais abandonados (Tayla dos Santos Martins).
- Obrigatoriedade do uso de capacete e emplacamento de motocicletas e ciclomotores elétricos (Vitor Higor Vigetta).
- Criação do “Festival Cultural Regional – Evolena Fest”, para valorização da cultura local (Cassiano Campos Moya).
Sobre o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem foi instituído pela Resolução nº 08/2008 e permite que alunos participem de uma jornada parlamentar com diplomação e exercício simbólico do mandato. Cada escola pode indicar até três estudantes, que apresentam suas proposituras em plenário. As matérias aprovadas são encaminhadas à Prefeitura como indicações.
A Câmara Municipal de Dracena agradece a participação de todas as escolas, estudantes, professores e familiares envolvidos na edição 2025.