Legislativo recebe visita do CAEDI
A presidente do Caedi, Centro de Apoio e Excelência à Deficiência Intelectual, Aracéli Sarro dos Santos, esteve na Câmara Municipal de Dracena para apresentar o projeto de equoterapia e outros pedidos da instituição.
O vereador Davi Silva (DEM) e a assessora jurídica, Natália Gesteiro, acolheram a representante e colocaram a Câmara à disposição da instituição.
“Eu e os demais vereadores estamos sensibilizados com a situação das pessoas portadoras de TEA (transtorno do espectro autista) e estamos prontos para indicar ao prefeito projetos que melhorem a qualidade de vida delas”, garantiu o vereador que apresentou ainda o Requerimento n.º 986, no qual ele questiona:
1- O município vem dando prioridade ao atendimento dos portadores de TEA?
2- Quais as ações municipais programadas para 2022 para cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA?
3- O município tem uma estatística de quantos portadores de TEA existem em Dracena (diagnosticados e suspeitos)? E, em caso positivo, quantos deles são de famílias carentes?
4- Quais os serviços de saúde oferecidos pelo município ao portador de TEA, em especial aos de família carente?
5- Qual o órgão do município responsável pela expedição da Ciptea?
6- No município, temos servidores credenciados para a aplicação do método ABA? Em caso positivo, qual o critério para o portador de TEA ter acesso a este profissional?
7- Existe a possibilidade de se disponibilizar equoterapia para os portadores de TEA – principalmente os de família carente - mediante convênio ou mesmo parceria público-privada?
8- Existe a possibilidade de se disponibilizar hidroterapia para os portadores de TEA - principalmente os de família carente - mediante convênio ou mesmo parceria público-privada?
O requerimento foi aprovado por unanimidade na 37ª sessão ordinária e será encaminhado ao Executivo.